Igreja de Constantim
Igreja de Constantim
Classificado: IIP – Imóvel de Interesse Público Com fundação medieval, todo o edifício foi profundamente intervencionado nos sécs. XVII e XVIII, datando a atual fachada de 1726. Esta apresenta alguma decoração patente na cornija moldurada...
Classificado: IIP – Imóvel de Interesse Público
Com fundação medieval, todo o edifício foi profundamente intervencionado nos sécs. XVII e XVIII, datando a atual fachada de 1726. Esta apresenta alguma decoração patente na cornija moldurada, no frontão da porta, com ombreiras e padieira em cantaria com lavores e que é rematada por um frontão com volutas que tem no tímpano, um nicho, onde figura uma imagem de S. Frutuoso. Esta decoração é reforçada com os frontões das janelas do coro alto, e, na parte superior, o nicho preenchido por uma imagem de Sta. Maria da Feira. Anexada tem, ainda, a torre sineira.
A planta é simples com desenvolvimento linear, constituída por nave e capela-mor retangulares, e telhado de duas águas. No seu interior merece destaque especial o sacrário rotativo, em talha dourada, do séc. XVII; fora, existem ainda duas capelas laterais, uma delas com nítidos vestígios românicos, e um anexo utilizado como casa mortuária e espaço para a catequese.
Rua da Igreja, Constantim
41.282255
-7.696068