Igreja de Mondrões
Igreja de Mondrões
Classificado: IIP – Imóvel de Interesse Público De fortes ligações ao Mosteiro dos Jerónimos, há quem afirme que a construção desta igreja se deu no séc. XVI; assim sendo, 1744, tido como o ano da sua construção, terá sido, então, o ano...
Classificado: IIP – Imóvel de Interesse Público
De fortes ligações ao Mosteiro dos Jerónimos, há quem afirme que a construção desta igreja se deu no séc. XVI; assim sendo, 1744, tido como o ano da sua construção, terá sido, então, o ano da sua reconstrução, ou remodelação, altura em que ficou com a forma que hoje ostenta. No entanto, esta é apenas uma das teorias, pois há quem sustente que a igreja remonta mesmo ao séc. XVIII.
De fachada barroca, são notórios vários elementos de decoração: os nichos que ladeiam o portal, em que estão representados Santo Agostinho e Santo Ambrósio; o portal é decorado com frontão contracurvado, com uma concha ao centro. Logo acima dos nichos figuram duas grandes janelas ao nível do coro alto, estando representados a um nível superior, S. Pedro e S. Paulo. Ao centro está representado S. Tiago em luta contra os Inimigos da Fé. A fachada é rematada em cima por um frontão contracurvado, com ânforas decorativas em cada ponta e coroada por uma cruz.
No interior, o altar-mor é coberto por falsa abóbada em madeira, composta por caixotões, e o teto da nave é em granito, em abóbada de ogivas com arestas chanfradas. Na nave existem quatro altares extremamente decorados, e dois púlpitos.
Visitas sob marcação:
Luís Pinto – +351 932884491
Cátia Ribeiro – +351 919486768
Mondrões
5000-325 Vila Real
41.294138
-7.794899