Castelo de Lamego e Cisterna
Castelo de Lamego e Cisterna
Classificação: MN - Monumento Nacional O castelo de Lamego começou a ser erguido no século XII, já sob domínio português. Atribui-se aos meados do século a construção da torre de menagem e a definição genérica da alcáçova. Ela é de planta...
Classificação: MN - Monumento Nacional
O castelo de Lamego começou a ser erguido no século XII, já sob domínio português. Atribui-se aos meados do século a construção da torre de menagem e a definição genérica da alcáçova. Ela é de planta quadrangular e possui três pisos, com porta elevada ao nível do segundo andar. A muralha é irregular, de secção levemente hexagonal, com entrada principal voltada a nascente.
Este sistema defensivo foi enriquecido com a muralha da cidadela, cerca que protegia o primitivo povoado. Dentro do perímetro muralhado merece referência a Cisterna, localizada junto a um dos troços. Realizada em aparelho de boa dimensão, onde abundam as siglas dos construtores, é um edifício abobadado e suportado por quatro arcos apontados, cujo acesso é feito por porta lateral com escadaria e ligação à muralha. Como muitos outros castelos, também o de Lamego foi objecto de um extenso período de desmantelamento. Perdida a sua função militar, o século XIX assistiu à reformulação municipal do conjunto, tendo sido permitida a construção de casas junto às muralhas.
- Terça-feira a Domingo:
10:00 às 19:00
Fechado ao público: Segunda-feira
Rua do Castelo Nº1
5100-128 Lamego
254 609600
41.09904125616759
-7.808709406898515